sábado, 27 de março de 2010

Pedro Passos Coelho ganhou a liderança do PSD com uma diferença expressiva

Pedro Passos Coelho foi ontem eleito o décimo oitavo líder do PSD com 61,7 % dos votos, contra 35,5% para Paulo Rangel e apenas 3,8 % para José Pedro Aguiar-Branco, um resultado inequívoco que lhe dá condições para unir o partido.

O novo líder dirigiu uma mensagem a Paulo Rangel e a Aguiar-Branco convidando-os a "integrar os órgãos nacionais do partido e a estarem na primeira linha da direcção". Passos Coelho dirigiu também uma palavra à líder cessante, Manuela Ferreira Leite, dizendo que também conta com ela."É um mandato que hoje começa e em que todos estaremos à prova".

José Pedro Aguiar-Branco foi o primeiro a reconhecer a derrota.Às 00h30 declarou que o resultado foi "a demonstração da unidade do partido". E deixou uma palavra de saudação para Passos Coelho. Anunciou ainda que vai deixar de ser líder parlamentar. Poucos minutos depois, Paulo Rangel felicitou Passos Coelho pela "vitória clara e inequívoca". Rangel disponibilizou-se, "como eurodeputado e c omo militante para colaborar com a nova direcção para uma verdadeira alternativa" ao Governo do PS. O eurodeputado garantiu que seria "leal à nova direcção".

Pedro Passos Coelho venceu as eleições na Concelhia de Marco de Canaveses do PSD, parecendo confirmar desse modo a tendência desenhada pelas sondagens dos últimos dias. Com 306 votantes, Passos Coelho teve 56% dos votos, contra 25% para Paulo Rangel e 19% para José Pedro Aguiar Branco.


Na eleição dos delegados marcoenses ao congresso do PSD votaram 301 militantes, registando-se 151 votos para a lista de José Cruz, 75 para a lista de Manuel Couto e 75 para a lista de Vítor Gonçalo. O empate entre estas duas listas veio baralhar a distribuição dos delegados. À partida, José Cruz e Joaquim Madureira da Silva serão eleitos pela lista mais votada, restando saber como se desempata a eleição do terceiro delegado - Manuel Couto ou Vítor Gonçalo.

Sem comentários:

Enviar um comentário