A nuvem de cinzas libertada pelo vulcão islandês já se encontra em espaço aéreo português. No entanto, as autoridades responsáveis pela segurança aérea em Portugal garantem que os aeroportos nacionais não vão encerrar hoje.
A Navegação Aérea de Portugal (NAV) e o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) informaram que o espaço aéreo vai continuar aberto todo o dia, apesar de preverem constrangimentos ao tráfego.
Esses condicionamentos já se começaram a fazer sentir nas rotas transatlânticas, a partir das 12h00, dada "a existência de uma nuvem mais alta a Norte da área de controlo oceânico da NAV", explicou a empresa.
"Desvios nas rotas"
Porém, esta nova nuvem não vai obrigar ao fecho do espaço aéreo, mas sim a "desvios nas rotas por parte das companhias de aviação, que terão de levar mais tempo a fazer as ligações", acrescentou.
A partir da meia-noite, é previsível que entre em território nacional outra nuvem com maior densidade, o que "poderá levar à criação de uma zona perigosa para os voos", referiu. No entanto, também neste caso não está previsto o encerramento de aeroportos, mas sim a necessidade de "desviar os aviões mais para Sul".
O INAC corrobora estas afirmações, referindo que "não se espera quaisquer restrições no tráfego aéreo", pelo menos, até à meia-noite de hoje.