A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, entidade gestora do ON.2 – Programa Operacional Regional do Norte, acaba de actualizar a informação sobre os projectos aprovados até meados do corrente mês.
Entre esses projectos interessam-nos particularmente aqueles que beneficiam o nosso concelho, seja de forma isolada ou em conjunto com outros municípios vizinhos.
Assim, merece particular destaque a aprovação dos Centros Escolares de Vila Boa do Bispo e de Fornos. O primeiro tem um incentivo de 973.424 euros para um investimento elegível de 1.390.605 euros e o segundo tem um subsídio de 1.247.652 euros para um investimento elegível de 1.782.360 euros. Estes dois projectos vêm juntar-se aos já aprovados para Soalhães, Sande e Banho e Carvalhosa.
No âmbito da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, foi aprovado o projecto “Acções imateriais para prevenção e gestão de riscos materiais e tecnológicos nos municípios do Tâmega”, com um incentivo de 1.688.635 euros para um investimento de 2.412.336 euros.
Já a Associação de Municípios do Baixo Tâmega viu serem aprovados os projectos “O Património Natural como Factor de Desenvolvimento e Competitividade”, com um apoio de 183.012 euros, e “O Património Cultural como factor de desenvolvimento e competitividade territoriais no Baixo Tâmega”, com um subsídio de 132.710 euros.
A listagem de projectos aprovados pelo ON.2 pode ser consultada aqui, permitindo verificar quais têm sido as diferentes opções dos municípios e entidades da região.