Situação preocupante leva Polícia Municipal a fazer campanha na feira(Dia 3 de Abril de 2010)
Foram 24 as pessoas que morreram, numa década, na variante à EN211, no Marco de Caneveses. Um exemplo paradigmático da sinistralidade rodoviária registada na região. Quem ontem foi à feira não precisou de pagar para levar conselhos de condução.
A tarefa de distribuir aos automobilistas milhares de folhetos com as regras e conselhos básicos de segurança cabe à Polícia Municipal. A campanha de sensibilização arrancou ontem, na feira quinzenal do Marco. Já no próximo sábado, vai realizar-se no mercado municipal de Alpendorada.
"Nesta iniciativa apela-se sobretudo ao bom senso e ao cumprimento das regras essenciais de segurança", explicou o vice-presidente da Câmara do Marco, José Mota, autarca que detém o pelouro da polícia municipal.
"A reacção foi boa, esperamos agora que os automobilistas passem do plano teórico ao prático. Procuramos informar e sensibilizar os automobilistas sobre os perigos que correm quando a condução é feita sob efeito de stress, fadiga, de álcool ou de substâncias psicotrópicas", acrescentou.
Em nome de "um Marco mais seguro na estrada", outras acções idênticas vão alargar-se ao resto do concelho, adiantou José Mota. "Vamos passar também pelas escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância, para que, depois, os mais novos façam chegar a informação aos irmãos mais velhos e aos pais", exemplificou o autarca.
Embora a regulação do trânsito esteja acometida à GNR, José Mota lembrou o plano de actividades da Polícia Municipal contempla este tipo de intervenção.
"Temos a percepção que a circulação rodoviária é um problema do qual não podemos alhear-nos. Também é nossa função transmitir esta preocupação aos automobilistas, nomeadamente sobre aspectos importantes para a uma boa circulação como por exemplo o civismo", sentenciou.
Sem comentários:
Enviar um comentário