sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Vila Boa do Bispo no Hóquei em Patins

Vânia Pinto
Natural de Vila Boa do Bispo, Vânia Pinto iniciou a sua carreira na ACDCP Vila Boa do Bispo e actualmente representa as campeãs nacionais da Fundação Nortecoope. Tem também já um rico historial em chamadas à selecção nacional de Portugal. Fica aqui o registo do seu palmarés: Pelo Maiacoope, em 2003/04 Venceu o Campeonato Regional Feminino (AP Porto). Pelo Vila Boa do Bispo, 1997/98 venceu o Campeonato Distrital Infantis (AP Porto) e pela Selecção Nacional de Portugal, em 2008 foi finalista Campeonato do Mundo Sen Fem (Akita, Jap), em 2005 foi finalista Campeonato da Europa Sen Fem (Mira, Por) e em 2001 venceu a Taça Europa Sub-18 (Hamm, Ale). Destacam-se ainda outros títulos a nível regional.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Vila Boa do Bispo orgulha-se do seu Futebolista




Pedro Ricardo Marques Pereira Monteiro (nascido em 3 de Maio de 1978)é natural e residente em Vila Boa do Bispo, Marco de Canaveses, também conhecido por Pedrinha, é um futebolista que joga actualmente no FC Paços de Ferreira na primeira divisão Portuguesa, como médio-centro.

Pedrinha cresceu através das fileiras de F.C. Penafiel jogando entre 1996 a 2001, onde se formou como jogador, tendo actuado em 110 partidas com a camisola do Penafiel  marcando 4 golos,sendo em 2001 transferido para o clube vizinho Paços de Ferreira.

Efectuou  a sua estréia na primeira divisão em 12 de agosto daquele ano, contra CF Os Belenenses , mantendo-se neste clube desde essa data, donde já participou em 178 jogos e marcou 14 golos, enverga a camisola número 8 e é um dos capitães da equipa castor

 A sua carreira profissional  continua a ser no  Paços de Ferreira sendo, de mencionar a excelente prestação do jogador a 22 de abril de 2009, onde marcou dois golos - ambos de penálti - na vitória por 3-2 contra CD Nacional,nas meias-finais da Taça de Portugal  (vitória 5-4 no total), que ajudou o Paços de Ferreira a alcançar a Final da Taça de Portugal(08/09).

Os desportistas Vilaboenses fazem com que esta freguesia seja conhecida além fronteiras.

                               A todos eles um MUITO OBRIGADO

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vila Boa do Bispo no Hóquei em Patins

Uma vez que o Hóquei em Patins é uma modalidade de referência na nossa freguesia, levando o nome de Vila Boa do Bispo além fronteira muitas vezes, divulgamos hoje algumas pessoas da nossa terra que muito têm feito na modalidade.
José Cabral
Fez a sua formação como jogador no Vila Boa do Bispo e no FC Porto. Actualmente está ao serviço do APDGalegos de Penafiel a disputar a 2ª Divisão Nacional. José Cabral conta já com o seguinte palmarés: Palo FC Porto, 2007/08 Finalista Campeonato Nacional Juniores, 2007/08 Vencedor Campeonato Distrital Juniores (AP Porto), 2006/07 Vencedor Campeonato Distrital Juniores (AP Porto), 2005/06 Vencedor Campeonato Nacional Juniores, 2005/06 Vencedor Campeonato Distrital Juniores (AP Porto), 2004/05 Vencedor Campeonato Distrital Juvenis (AP Porto), 2003/04 Vencedor Campeonato Nacional Juvenis, 2003/04 Vencedor Campeonato Distrital Juvenis (AP Porto), 2002/03 Finalista Campeonato Nacional Iniciados, 2002/03 Vencedor Campeonato Distrital Iniciados (AP Porto), pela ACD Vila Boa do Bispo, 1997/98 Vencedor Campeonato Distrital Infantis "B" (AP Porto) e por Portugal, 2004 Finalista Campeonato Europeu Juvenis (Viareggio, Ita).
Raquel Pinto
Natural de Vila Boa do Bispo, foi uma das pioneiras da modalidade em Portugal, jogou em Vila Boa do Bispo de 1992 a 1998. Trocou a sua “aldeia natal” pela Cidade da Maia, tendo representado o Centro Desportivo Nortecoope durante sete temporadas, e a Fundação Nortecoope nos últimos quatro anos. Ao todo, somou 35 títulos oficiais (uma das jogadoras com mais palmarés de Portugal). Representou a selecção nacional entre 1997 e 2005, conquistando três Campeonatos da Europa de Seniores (1997, 1999 e 2001). Raquel Pinto abandonou a carreira no final da época transacta, em 08/09.
Vânia Ribeiro
Natural de Vila Boa do Bispo, está neste momento ao serviço da Selecção Nacional que está a disputar o Europeu em França. Actualmente está ao serviço da Fundação Nortecoope (Maia), tendo já representado o Gulpilhares de Gaia e a ACDCP Vila Boa do Bispo. No seu palmarés contam já os seguintes títulos: Pala Fundação Nortecoope: Vencedora Taça de Portugal Sen Fem em 08/09, 07/08, 06/07, Vencedora Campeonato Nacional 08/09, 07/08, 06/07, Vencedora Supertaça Feminina 08/09, 07/08, 06/07, Finalista Taça Europa Clubes 07/08, Vencedora Copa Campeonas Europa (Gijón, Esp) 06/07. Pelo ACR Gulpilhares, 2005/06 Finalista Taça de Portugal Sen Fem, 2005/06 Vencedora Supertaça Feminina, 2004/05 Finalista Campeonato Nacional Sen Fem, 2004/05 Finalista Taça de Portugal Sen Fem, 2004/05 Finalista Supertaça Feminina. Pelo Vila Boa do Bispo, 1997/98 Vencedora Campeonato Distrital Iniciadas (AP Porto). Por Portugal: 2008 Finalista Campeonato do Mundo Sen Fem (Akita, Jap), 2005 Finalista Campeonato da Europa Sub-18 (Gijón, Esp), 2005 Finalista Campeonato da Europa Sen Fem (Mira, Por), 2001 Vencedora Taça Europa Sub-18 (Hamm, Ale).
Inês Rodrigues
Natural de Vila Boa do Bispo, representa actualmente o Vila Boa do Bispo e em Setembro último sagrou-se Vice-campeã Europeia por Portugal. Possui também já alguns títulos distritais ao serviço do Vila Boa do Bispo. Inês é a mais recente esperança de Vila Boa do Bispo para vir a singrar no hóquei em patins nacional.
Hélder Antunes
Hélder Antunes, natural de Vila Boa do Bispo, é um dos poucos treinadores em Portugal que possui o mais alto nível de qualificação como treinador, tem um blogue (www.treinadoreshp.blogspot.com) que é já uma referência mundial no hóquei em patins e tem realizado vários trabalhos para a modalidade. Actualmente representa o Carvalhos de Gaia, tendo já passado pelo HC Marco e ACDCP Vila Boa do Bispo. Tem ganho títulos por todos os clubes onde tem passado e na época passada trabalhou na 1ª Divisão Nacional Masculina ao serviço do Carvalhos, sendo o1º treinador de Vila Boa do Bispo a chegar à 1ª Divisão. Este mês de Outubro atingiu um ponto alto na sua carreira ao ser conferencista no 2º Simpósio Internacional de Hóquei em Patins, onde apresentou parte do seu trabalho na modalidade e foi “aplaudido” por treinadores conceituados da modalidade de todo o mundo.
Hugo Meneses
Mais um treinador natural de Vila Boa do Bispo e que muitas “cartas” tem dado como treinador. Actualmente treina os seniores do Lavra (Matosinhos) que militam na 2ª Divisão Nacional, tendo já passado pelo Gulpilhares, onde foi campeão nacional de Juvenis (1º treinador de Vila Boa do Bispo a ser campeão nacional) e Vila Boa do Bispo. No seu palmarés constam também já muitos títulos regionais. Hugo Meneses é também dos poucos treinadores nacionais que possui o mais alto nível de qualificação como treinador de hóquei em patins.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Requalificação do Campo de Eidinho


Iniciaram as obras de melhoramento do campo de futebol de Eidinho.
Desde a última semana que a Junta de freguesia com o apoio de uma máquina da Câmara Municipal, está a proceder ao alargamento da área envolvente do campo de Eidinho.
Com estas obras, o campo de Eidinho para além de um local onde se joga futebol, também passará a ser um espaço onde se poderão efectuar corridas e caminhadas. Estas pequenas alterações trarão ao povo de Vila Boa do Bispo um espaço alternativo para efectuarem a sua actividade física.
Desta forma, pode ser que este local passe a ter mais utilidade e consequentemente mais visitas por parte da população.

"Resultados da repetição das eleições de Paços de Gaiolo"

Manuel Agostinho Vieira, candidato apoiado pelo Movimento “Marco – Confiante com Ferreira Torres” saiu novamente vencedor nas eleições para a assembleia de freguesia de Paços de Gaiolo, que decorreram hoje, dia 25, apesar de ter diminuído o número de votos em relação a 11 de Outubro.

Depois de no passado dia 11 de Outubro, a eleição nesta freguesia ter dado um empate no segundo lugar, com o PSD e o PDGDV, ambos com 167 votos, impossibilitando a eleição do último membro da assembleia de freguesia, a Juíza do Tribunal de Marco de Canaveses remeteu para a Comissão Nacional de Eleições a resolução deste problema, e esta última deixou nas mãos do Governo Civil a decisão final, ordenando a repetição do acto eleitoral.

Na eleição do passado dia 11, votaram 683 eleitores, dos 939 inscritos naquela freguesia. 335 votos recaíram sobre o candidato apoiado pelo movimento Marco – Confiante com Ferreira Torres e em segundo lugar ficam o PSD e o PDGDV, ambos com 167 votos.

Na repetição da eleição, decorrida hoje (dia 25), os resultados foram os seguintes: votaram 697, dos quais 370 foram para Agostinho Vieira, 222 para o PSD e 111 para o Movimento “Paços de Gaiolo de Verdade”.

domingo, 25 de outubro de 2009

sábado, 24 de outubro de 2009

"As desculpas esfarrapadas da derrota do Sr.Avelino Ferreira Torres"

Mais uma vez peço desculpa, por este tema não se enquadrar com a nossa terra, mas  não posso deixar de publicar esta entrevista dada pelo Sr.Ferreira Torres ao diário"I" na sexta-feira dia 23 de Outubro.

A entrevista de Ferreira Torres, lida com mais calma pelo final do dia, permite-nos retirar algumas conclusões interessantes.

Torres estava plenamente convencido de que ganharia as eleições e só isso explica que o melhor que lhe ocorre para justificar a derrota seja a alegada distribuição de garrafas de vinho do Porto pelo PSD e a divulgação de mensagens anti-Torres, mensagens essas que, apesar de tudo, "não eram insultuosas", segundo diz. É claro que ele nunca enveredou por ofertas e mensagens...

Ferreira Torres alega as dificuldades de muitos eleitores com os boletins de voto e sente-se prejudicado por causa de haver duas candidaturas independentes. Alguém terá de dizer ao senhor que nem o somatório das duas candidaturas independentes lhe permitiria ganhar as eleições.

O novel vereador eleito diz que o concelho fica mal entregue a Manuel Moreira, mas acaba por dizer que este até é bom em algumas coisas!

A estocada final dá-a quando diz que, se tivesse ganho, colocaria médicos em Soalhães e resolveria o problema da água e saneamento. Se não fosse triste, dava vontade de rir.

Torres nunca se importou com a atracção de médicos e chegou a responder numa Assembleia Municipal, quando alguém desafiou a  criar incentivos para os médicos virem para o concelho, que isso era competência do Governo. Quanto à água e saneamento, haverá maior réu do que ele próprio para a situação que se vive no município?

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

"Instalação da Assembleia de Freguesia de Vila Boa do Bispo"

A instalação da nova Assembleia de Freguesia, resultante do acto eleitoral realizado em 11 de Outubro de 2009, terá lugar no proximo dia 30 de Outubro de 2009, ás 21H, no edifício da sede da junta de freguesia, pelo que deverão os cidadãos eleitos para aquele orgão comparecer no local e no dia e hora indicados, fazendo-se acompanhar do respectivo bilhete de identidade.

Lembra-se que, nos termos do nª1 do artigo 9 da mesma lei, se deverá efectuar a primeira reunião de funcionamento da Assembleia imediatamente a seguir ao acto da instalação, para efeitos de eleição dos vogais da junta de freguesia, bem como do presidente e secretários da mesa da Assembleia de Freguesia.

Dado que a substituição dos membros da Assembleia que irão integrar a junta de freguesia se deve seguir imediatamente a eleiçao desta, convém que os primeiros candidatos não eleitos de cada lista em número igual ao de vogais da junta de freguesia, compareçam no acto da instalação, para, na hipótese de deverem ser chamados à efectividade, pode ser verificada a legitimidade e participarem de imediato nos trabalhos da Assembleia, nomeademente na eleição da mesa.

"Esclarecimento sobre comentários injuriosos para com determinados militantes do PSD"

Quero esclarecer que tenho recebido mensagens injuriosas,difamatórias e caluniosas, contra determinadas militantes do PSD, logo como é lema deste blog não são aceites tais comentários.
Solicito a essas pessoas que colaborem com dignidade, respeito e honestidade neste blog, pois o povo de V.B.B, merece estar bem informado.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"A pedido do leitor Vitor, e a todos os demais leitores que estejam interessados em ser militantes do PSD"

1. O candidato a militante deverá formular o seu pedido de inscrição preenchendo uma ficha normalizada que deverá ser enviada para o Secretário-Geral do PSD, directamente pelo interessado ou através da Secção do Partido em que pretenda inscrever-se.

2. O pedido de inscrição será obrigatoriamente acompanhado de fotocópia legível da frente e verso do bilhete de identidade.

3. No pedido de inscrição, o candidato deverá indicar o endereço da sua residência pessoal e a Secção em que pretende inscrever-se.

4. Salvo o disposto no número seguinte, o endereço da residência pessoal determina,nos termos do nº 2 do art. 5º dos Estatutos, a Secção onde o candidato ficará inscrito.

5. O candidato poderá solicitar a inscrição inicial em impresso normalizado, na Secção que abarque ou seja compreendida por:a) a residência;b) o local de trabalho;c) o estabelecimento de ensino;d) o local de nascimento;e) o círculo por onde foi eleito para uma autarquia local, Assembleia LegislativaRegional ou a Assembleia da República.

6. Para inscrição inicial é ainda possível a opção, no âmbito do concelho de residência,por qualquer Secção nele existente.

7. Em qualquer dos casos previstos nos números 5 e 6 do presente artigo, o militante deverá fazer prova documental.

8. A mudança da situação que tenha justificado a inscrição nos termos dos números 5 e6, implica por parte do militante em causa a imediata comunicação do facto ao Secretário-Geral, que o transferirá para a Secção para a qual declare optar de acordo com os condicionalismos do mesmo número.

9. O militante, com excepção das situações previstas nas alíneas a), b) e d) do nº 5 do presente artigo, de 4 em 4 anos terá obrigatoriamente de fazer prova documental da situação que justificou a sua inscrição.


10. O pedido de inscrição será acompanhado de uma jóia, de montante a aprovar pela Comissão Política Nacional de harmonia com o nº 2 do art. 21º dos Estatutos.

11. É condição de aceitação do pedido de inscrição que o mesmo seja proposto por um militante com mais de seis meses de inscrição, que verificará os dados da ficha em questão e a sua veracidade.Artigo 2º

"Para melhor informação contactar José Carlos Valadares ou Jorge Pessoa"

"Esclarecimento a cerca do plenário do PSD"

" Por erro passei a informação de que era preciso ter as quotas em dia para reuniões plenarias de militantes PSD , desde já faço aqui um esclarecimento a cerca desta situação.
  Agradeço a quem entrou em contacto comigo e me ilucidou a cerca desta situação, um muito obrigado"

Gostaria só de informar que as reuniões plenárias de militantes do PSD, não necessitam de ter as quotas em dia, esta aberto a todos os militantes. A obrigatoriedade de ter as quotas em dia apenas se refere ao exercício de voto e escolha das Comissões Politicas de Sessão.


Assim todos os militantes deverão participar nestas iniciativas magnas do partido no Marco de Canaveses, para em conjunto se reflectir o caminho que deveremos seguir nos próximos anos e se deveremos fechar um ciclo na historia do partido e iniciar um novo ciclo com uma nova direcção.

"Tomada de posse do novo executivo camarário"

A instalação da Câmara e  Assembleia Municipal resultante das eleições de dia 11 de Outubro está marcada para o próximo dia 31 de Outubro, pelas 15 horas nos Paços do Concelho.

 Esta foi a data escolhida para a tomada de posse dos novos autarcas e será também, nesta data, que se ficará a saber quem aceitou o mandato que lhes foi atribuido pelos eleitores ou optou por não aceitar a opção dos marcoenses.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Reflexão dos resultados eleitorais para Vila Boa do Bispo e para a Câmara

No passado dia 11 de Outubro fez historia no Marco de Canaveses com o fim de um mito Avelino Ferreira Torres:

Passo aqui a citar um breve reflexão a cerca dos resultados das autárquicas 2009 para a nossa freguesia Vila Boa do Bispo e para a Câmara.

Para a freguesia de Vila Boa do Bispo, quer desde já dar os meus parabéns ao Sr.António Teixeira, pela sua expressiva vitória conseguida nestas eleições, com 1045 votos obtendo assim maioria absoluta.

Quero deixar uma palavra de apreço para com a lista do Ps encabeçada pelo Sr.António Silva, que consegui apesar da derrota um grande resultado, conseguido a votação de 756 Vilabonenses.

Novo executivo da junta será composto pelo Sr.António Teixeira como Presidente, a Dona Maria José Vasconcelos como secretária e o Sr.Francisco Cardoso como tesoureiro, a Assembleia de freguesia será composta pelos elementos eleitos pelo Psd, como Presidente da Assembleia freguesia Sr.José Carlos Valadares, como 1ªsecretária Sra.Marisa Reis e como 2ªsecretário Sr.Manuel Vieira de Sousa, fazem ainda parte da Assembleia de freguesia a Sra. Conceição Leite e o Sr.Rui Teixeira, por parte do Ps integram a Assembleia de Freguesia o Sr.António Silva, Sr. Adriano Basilio, a Sra. Teresa Crisitina Carneiro, e o Sr.Manuel António Azevedo.

Para a Câmara Municipal, como grandes vencedores temos o Psd com a eleição de 4 vereadores, conseguindo a maioria absoluta, apesar de haver 5 candidaturas, e uma delas ser encabaçada pelo antigo presidente da Câmara Ferreira Torres, o psd conquistou mais 225 votos em relação as mesmas eleições em 2005, dizer que a candidatura liderada por Manuel Moreira conquistou a maioria absoluta por 105 votos, dar uma palavra de apreço a candidatura de Artur Melo pela sua eleição surge também como um vencedor destas eleições.

Como grandes derrotados temos Avelino Ferreira Torres, apenas consegui a eleição de 2 vereadores.
Da última vez que se apresentou a votos em Marco de Canaveses, em 2001, teve 14.300 votos mas agora não passou dos 9.817 votos. Em oito anos perdeu a confiança de 4.483 marcoenses.

Surge também como grande derrotado, o movimento liderado por Norberto Soares acabou por ser uma das surpresas da noite eleitoral em Marco de Canaveses. A perspectiva de obtenção de uma maioria absoluta pelo vencedor das eleições levava a considerar que Artur Melo ou Norberto Soares poderiam ficar fora do executivo. A fava saiu a Norberto que ficou a 105 votos do lugar preenchido por Carla Babo (PSD) e a 821 votos do lugar conquistado por Artur Melo (PS).

Deixar uma palavra a candidatura de António Varela que obteve a mais baixa votação de sempre das coligações lideradas pelo PCP na eleição para a Câmara Municipal. Os 585 votos apenas se aproximam dos 676 votos registados em 1989. Varela foi seguramente o candidato mais bem preparado politicamente, mas acabou por ser penalizado com o voto útil no Psd.


        Quero dar os meus parabéns ao Dr. Manuel Moreira e ao Sr António Teixeira, pelas suas vitórias

Militantes do PSD/Marco analisam os resultados

  O PSD Marco réune no proximo sábado dia 24 de Outubro pelas 21h00 em plenário, no salão de festas casa do povo de Fornos, para analisar os resultados eleitorais, das eleições autarquicas 2009, das eleições europeias 2009 e das eleições legislativas 2009.
 Solicita-se a comparência de todos os militantes do PPD/PSD.
           
              Um bem haja, a todos os sociais democratas

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Repetição das eleições para a junta de freguesia de Paços de Gaiolo

Um aviso do Governo Civil do Porto ontem publicado no “Jornal de Notícias” dava conta da repetição, no próximo domingo, dia 25 de Outubro, das eleições para a Assembleia de Freguesia de Paços de Gaiolo. Essa repetição é motivada pelo facto de ter havido um empate no segundo lugar entre o PSD e a candidatura independente Paços de Gaiolo de Verdade, afecta ao movimento de Norberto Soares, que impediu a atribuição do último mandato na Assembleia de Freguesia.

Nas eleições de 11 de Outubro saiu vencedor Manuel Agostinho Vieira, do movimento Marco Confiante com Ferreira Torres, com 335 votos e 4 mandatos. As candidaturas do PSD e do movimento Paços de Gaiolo de Verdade alcançaram ambas 167 votos, com um mandato cada. Para atribuir o último mandato é necessário, portanto, desempatar esta votação e é isso que se procura com o agendamento do novo acto eleitoral.
A diferença de votos para o movimento Marco Confiante com Ferreira Torres não permite antever a ocorrência de surpresas quanto ao vencedor das eleições para a Assembleia de Freguesia. Só a mobilização dos 256 eleitores que não votaram no dia 11 de Outubro ou a opção pelo voto útil numa das candidaturas colocadas em segundo lugar poderia criar condições para um volte-face na presidência da Junta, infligindo uma derrota simbólica ao movimento Marco Confiante com Ferreira Torres.

P.S- Peço desculpa por este assunto, não ter a ver com a nossa terra , mas acho extremamente importante divulgar esta informação


PSD vence eleições autárquicas 2009 em Vila Boa do Bispo e no Marco de Canaveses


Que bom foi ouvir  nas televisões comentadores elogiarem o Povo do Marco de Canaveses.
No dia 11 de Outubro,senti orgulho em ser Marcoense, a nossa terra deixou de ser a terra do Ferreira Torres para passar a ser simplesmente Marco de Canaveses, a terra de todos nós, espero não voltar a sentir vergonha da terra onde nasci.
Marco de Canaveses, atingiu a sua maturidade democrática, há 4 anos os Marcoenses tiveram o seu baptismo na Liberdade e Democracia, no dia 11 tivemos a Crisma relativamente a estes valores.
Não posso de deixar de elogiar o grande resultado conseguido, por o Dr.Manuel Moreira e António Coutinho. O Psd obteve nestas eleições autarquicas mais 225 votos em relação as mesmas eleições em 2005, tendo o Psd conseguindo maioria absoluta para a câmara munícipal e também na Assembleia Munícipal com a eleição directa de 14 candidatos a Assembleia Munícipal, mais 18 Presidentes de junta eleitos pelo Psd.  Novo executivo Camarário será composto por 4 elementos do PPD/PSD, DR. Manuel Moreira(Presidente da câmara), Eng.Mota, Dra.Gorete Monteiro, Dra Carla Babo, mais 2 elementos do Movimento Marco Confiante e ainda 1 elemento do Ps o Dr.Artur Melo.
A Junta de freguesia de Vila Boa do Bispo, ganhou as eleições para a Assembleia de freguesia obtendo 1045 ou seja maioria absoluta(PSD), tendo como presidente o Sr.António da Rocha Teixeira
Parabéns ao António Teixeira, que teve a vitória merecida, tendo  feito o melhor que pôde por Vila Boa do Bispo nos 2 mandatos

Viva Vila Boa do Bispo!

Viva Marco de Canaveses!

Viva António Teixeira!

Viva Manuel Moreira!



" 15 ideias deixadas pelo defunto Miguel Gomes"

    São 15 boas ideias deixadas por Miguel Gomes, e que deveriam ser aproveitadas pelo novo executivo da junta de freguesia de Vila Boa do Bispo


1 – Penso que está na hora de voltarmos a ter uma festa em honra da padroeira no Mosteiro de Vila Boa do Bispo. É claro que não falo de uma festa religiosa somente.
Desafio somente as mulheres de Vila Boa do Bispo a formarem uma comissão de festas e colocaram mãos à obra. É uma questão de começarem a falarem com esta e com aquela. As mulheres de Vila Boa do Bispo são óptimas para este tipo de tarefas. Aposto.
Este ano seriam as mulheres e no ano seguinte somente os homens, por exemplo. Uma vez cada um (homens e mulheres). Penso que seria uma ideia única e genuína no país e porque não criar-se aquela rivalidade saudável de ver quem organiza a melhor festa, ora se as mulheres ora se os homens…

2 – A actual Junta de Freguesia deve fazer do Monte de Santo António a sua “obra” deste mandato. Espero que lá continuem espaços verdes, mas que sejam criados espaços para que as famílias lá possam fazer piqueniques, passar tardes, jogarem diversos jogos, etc.
Não de esqueçam de lá colocar bancos, fogareiros, wc’s, mesas e estacionamentos.

3 – É preciso requalificar a marginal do Tâmega em Vila Boa do Bispo. Os terrenos são da EDP e não será fácil tal obra, mas penso que com um bom protocolo de entendimento entre Junta, Câmara e EDP, todos possam ter contrapartidas e Vila Boa do Bispo tenham uma marginal como deve ser. Se isso acontecer, é necessário: alcatroar a marginal, deixar espaço para peões e bicicletas andarem, criar zona de banhos, criar wc’s, criar balaneários, criar zona de lazer e alimentação e zona de estacionamento.

4 – Penso ser de uma pertinência importante para Vila Boa do Bispo que se crie uma zona que possa trazer desenvolvimento à freguesia, tais como postos de trabalho e mais fixação de pessoas à nossa terra. Neste sentido penso que seria de todo pensar-se em criar uma zona industrial em Vila Boa do Bispo. Essa zona industrial ficaria muito bem localizada por exemplo naqueles terrenos entre a ponte do canal e São Domingos. Traria muito desenvolvimento e daria uma requalificação importante a uma zona de Vila Boa do Bispo como a que referi.

5 – Requalificar o campo da bola de Eidinho. Como?
- Passar o clube de Atletismo de Vila Boa do Bispo para o Campo de Eidinho.
- Criar uma zona de pista de corrida à volta do rectângulo de jogo.
- Voltar constituir uma direcção do Núcleo Desportivo Vilaboense.
- Criar uma escolinha de futebol para os miúdos e miúdas de Vila Boa do Bispo, que poderia perfeitamente ser apadrinhada pelo nosso jogador de futebol do FC Paço de Ferreira, de seu nome e bem conhecido “Pedrinha”. Seria 2 em 1. Seria dar oportunidade aos jovens e homenagear um jogador profissional da nossa terra que muito nos tem honrado.
- O Atletismo passando para o Campo de Eidinho, penso que deve ficar separado do futebol, mas isso não impede boas relações e partilha de espaço.
- Depois de criada a escolinha de formação, penso que se poderá pensar em criar uma equipa sénior que participe pelo menos no campeonato da LIMFA, por exemplo.
- Depois de tudo isso, penso que caberá a nós todos lutarmos por termos o caminho de acesso ao campo de futebol alcatroado e porque não um piso em relva sintético.
- Ao domingo de manhã o campo deverá estar sempre aberto à população em geral para que a mesma possa lá ir correr ou fazer umas simples caminhadas.

6 – Levar adiante a requalificação da zona da Capela de Pinheiro. Já existe o projecto. Então há somente que reunir “forças” para levar a cabo esse projecto.

7 – Fazer chegar a água e o saneamento público a todas as zonas da freguesia é uma batalha que deve ser travada diariamente. É fulcral para o bom desenvolvimento de qualquer terra.

8 – Melhorar muitos acessos da freguesia. Ainda há neste capítulo muito a fazer-se. Façam chegar as vossas necessidades à junta e à câmara.

9 – Construir nos próximos 4 anos o novo Centro Escolar da Baceira é uma aposta a ser ganha. Será uma obra de referência a nível concelhio e nacional. Penso que o novo Centro Escolar se deverá chamar “Centro Escolar de Vila Boa do Bispo” e não ser baptizado com outro nome qualquer. E se a construção desse novo Centro Escolar implicar o fecho de algumas pré-primárias, deixo a sugestão que essas instalações sejam destinadas às instituições que existem na freguesia, como por exemplo os ranchos folclóricos, ou que sejam transformadas em novas e modernas “casas dos pobres”, de modo a prestarem auxilio aos mais carenciados.

10 – Criar o concurso das “Ruas mais floridas e limpas de Vila Boa do Bispo”. Seria uma forma interessante de motivar os habitantes a florir Vila Boa do Bispo. Caberá depois às pessoas competentes decidir como fazer, como avaliar e como distinguir.

11 – Criar um encontro anual em Vila Boa do Bispo (Final do ano), que distinga várias pessoas da nossa freguesia nas várias áreas. Temos de saber homenagear quem leva o nome da nossa terra mais além.

12 – Voltar a “unir” esforços para que o Carnaval regresse em força a Vila Boa do Bispo.

13 – Criar uma instituição de apoio aos animais carenciados/abandonados. Há projectos aos quais se podem concorrer a fundos e nesta área, nós não temos nada. É uma questão cívica também pensar nos animais carenciados/abandonados.

14 – Criar novas condições para as nossas crianças ao nível da catequese. São infra-estruturas que merecem e devem ser melhoradas.

15 – Lutar pela construção de umas piscinas municipais em Vila Boa do Bispo. É uma obra que Vila Boa do Bispo pouco fala, mas que muito seria útil.

"Mensagem do Presidente da Junta António Teixeira

  Caro amigo , este é um pedido especial que me foi endereçado pelo Sr.António Teixeira, para que lhe enviasse e publicasse esta nota de agradecimento para com a freguesia e o seu povo.


Eu, António da Rocha Teixeira, presidente da junta de fregueisa de Vila Boa do Bispo, venho
por este meio, agradecer a confiança depositada no meu executivo para mais um mandato nos destinos desta nossa freguesia.
Apesar da calúnia, mentira, difamação e injúrias nunca deixei de acreditar que a verdade e o bom senso falassem mais alto, a justiça do povo.
Com tudo não posso deixar de felicitar todos aqueles que integraram as candidaturas concorrentes.
Quero tambem agradecer todo o apoio, que me foi prestado pelo PSD/Marco, em especial pelo SR. Presidente da câmara Dr. Manuel Moreira, uma palavra de apreço e gratidão, tambem não posso de deixar uma palavra de apreço e gratidão para com o Presidente da Assembeia Municipal, António Coutinho, a toda a equipa que me acompanhou desde o primeiro momento até ao veredicto final, a vitória. A todos os Vilabonenses que me confiaram o seu voto, bem como a todos que outras orientações previlegiaram, pois na democracia, que é a minha forma de estar, podem contar comigo e com a minha equipa para o que for necessario."


 Um bem haja, do vosso Presidente, António da Rocha Teixeira