São 15 boas ideias deixadas por Miguel Gomes, e que deveriam ser aproveitadas pelo novo executivo da junta de freguesia de Vila Boa do Bispo
1 – Penso que está na hora de voltarmos a ter uma festa em honra da padroeira no Mosteiro de Vila Boa do Bispo. É claro que não falo de uma festa religiosa somente.
Desafio somente as mulheres de Vila Boa do Bispo a formarem uma comissão de festas e colocaram mãos à obra. É uma questão de começarem a falarem com esta e com aquela. As mulheres de Vila Boa do Bispo são óptimas para este tipo de tarefas. Aposto.
Este ano seriam as mulheres e no ano seguinte somente os homens, por exemplo. Uma vez cada um (homens e mulheres). Penso que seria uma ideia única e genuína no país e porque não criar-se aquela rivalidade saudável de ver quem organiza a melhor festa, ora se as mulheres ora se os homens…
2 – A actual Junta de Freguesia deve fazer do Monte de Santo António a sua “obra” deste mandato. Espero que lá continuem espaços verdes, mas que sejam criados espaços para que as famílias lá possam fazer piqueniques, passar tardes, jogarem diversos jogos, etc.
Não de esqueçam de lá colocar bancos, fogareiros, wc’s, mesas e estacionamentos.
3 – É preciso requalificar a marginal do Tâmega em Vila Boa do Bispo. Os terrenos são da EDP e não será fácil tal obra, mas penso que com um bom protocolo de entendimento entre Junta, Câmara e EDP, todos possam ter contrapartidas e Vila Boa do Bispo tenham uma marginal como deve ser. Se isso acontecer, é necessário: alcatroar a marginal, deixar espaço para peões e bicicletas andarem, criar zona de banhos, criar wc’s, criar balaneários, criar zona de lazer e alimentação e zona de estacionamento.
4 – Penso ser de uma pertinência importante para Vila Boa do Bispo que se crie uma zona que possa trazer desenvolvimento à freguesia, tais como postos de trabalho e mais fixação de pessoas à nossa terra. Neste sentido penso que seria de todo pensar-se em criar uma zona industrial em Vila Boa do Bispo. Essa zona industrial ficaria muito bem localizada por exemplo naqueles terrenos entre a ponte do canal e São Domingos. Traria muito desenvolvimento e daria uma requalificação importante a uma zona de Vila Boa do Bispo como a que referi.
5 – Requalificar o campo da bola de Eidinho. Como?
- Passar o clube de Atletismo de Vila Boa do Bispo para o Campo de Eidinho.
- Criar uma zona de pista de corrida à volta do rectângulo de jogo.
- Voltar constituir uma direcção do Núcleo Desportivo Vilaboense.
- Criar uma escolinha de futebol para os miúdos e miúdas de Vila Boa do Bispo, que poderia perfeitamente ser apadrinhada pelo nosso jogador de futebol do FC Paço de Ferreira, de seu nome e bem conhecido “Pedrinha”. Seria 2 em 1. Seria dar oportunidade aos jovens e homenagear um jogador profissional da nossa terra que muito nos tem honrado.
- O Atletismo passando para o Campo de Eidinho, penso que deve ficar separado do futebol, mas isso não impede boas relações e partilha de espaço.
- Depois de criada a escolinha de formação, penso que se poderá pensar em criar uma equipa sénior que participe pelo menos no campeonato da LIMFA, por exemplo.
- Depois de tudo isso, penso que caberá a nós todos lutarmos por termos o caminho de acesso ao campo de futebol alcatroado e porque não um piso em relva sintético.
- Ao domingo de manhã o campo deverá estar sempre aberto à população em geral para que a mesma possa lá ir correr ou fazer umas simples caminhadas.
6 – Levar adiante a requalificação da zona da Capela de Pinheiro. Já existe o projecto. Então há somente que reunir “forças” para levar a cabo esse projecto.
7 – Fazer chegar a água e o saneamento público a todas as zonas da freguesia é uma batalha que deve ser travada diariamente. É fulcral para o bom desenvolvimento de qualquer terra.
8 – Melhorar muitos acessos da freguesia. Ainda há neste capítulo muito a fazer-se. Façam chegar as vossas necessidades à junta e à câmara.
9 – Construir nos próximos 4 anos o novo Centro Escolar da Baceira é uma aposta a ser ganha. Será uma obra de referência a nível concelhio e nacional. Penso que o novo Centro Escolar se deverá chamar “Centro Escolar de Vila Boa do Bispo” e não ser baptizado com outro nome qualquer. E se a construção desse novo Centro Escolar implicar o fecho de algumas pré-primárias, deixo a sugestão que essas instalações sejam destinadas às instituições que existem na freguesia, como por exemplo os ranchos folclóricos, ou que sejam transformadas em novas e modernas “casas dos pobres”, de modo a prestarem auxilio aos mais carenciados.
10 – Criar o concurso das “Ruas mais floridas e limpas de Vila Boa do Bispo”. Seria uma forma interessante de motivar os habitantes a florir Vila Boa do Bispo. Caberá depois às pessoas competentes decidir como fazer, como avaliar e como distinguir.
11 – Criar um encontro anual em Vila Boa do Bispo (Final do ano), que distinga várias pessoas da nossa freguesia nas várias áreas. Temos de saber homenagear quem leva o nome da nossa terra mais além.
12 – Voltar a “unir” esforços para que o Carnaval regresse em força a Vila Boa do Bispo.
13 – Criar uma instituição de apoio aos animais carenciados/abandonados. Há projectos aos quais se podem concorrer a fundos e nesta área, nós não temos nada. É uma questão cívica também pensar nos animais carenciados/abandonados.
14 – Criar novas condições para as nossas crianças ao nível da catequese. São infra-estruturas que merecem e devem ser melhoradas.
15 – Lutar pela construção de umas piscinas municipais em Vila Boa do Bispo. É uma obra que Vila Boa do Bispo pouco fala, mas que muito seria útil.